Conscientização no Dia do Meio Ambiente Conscientização no Dia do Meio Ambiente
As instituições de ensino têm papel fundamental nas discussões sobre sustentabilidade. No IFSC, por exemplo, acadêmica desenvolveu um projeto para o descarte ideal de... Conscientização no Dia do Meio Ambiente

As instituições de ensino têm papel fundamental nas discussões sobre sustentabilidade. No IFSC, por exemplo, acadêmica desenvolveu um projeto para o descarte ideal de embalagens de esmaltes

Fotos: Eduardo Montecino/OCP Online

Fotos: Eduardo Montecino/OCP Online

Educação, conscientização e tecnologia. Juntos estes três conceitos podem mudar paradigmas quando o assunto é preservação. No dia cinco de maio, data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante lembrar do que mais do que buscar soluções complexas, uma vida sustentável exige pequenas mudanças de atitude. E acredite, ainda há muito a ser feito.

Uma pesquisa do SPC brasileiro mostrou que apesar de considerarem o consumo consciente importante (com nota de 8,8 em uma escala de 1 a 10), apenas dois em cada dez brasileiros (21,8%) podem ser considerados consumidores conscientes. Neste contexto ainda é relativamente baixa, por exemplo, a parcela de pessoas que avaliam a idoneidade de um negócio – apenas 50,7% (cinco em cada dez) analisam as práticas adotadas pelas empresas em relação ao meio ambiente ou à sociedade antes de realizar uma compra. Além disso, pouco mais da metade dos consumidores (53,2%) separa o lixo doméstico para coleta seletiva.

Fato é que a busca pela mudança acontece, de forma cada vez mais intensa, dentro do ambiente educacional. Para a mestre e engenheira elétrica Anna Karolina Baasch, que atua como docente no IFSC, as instituições de ensino devem, acima de tudo, dar o exemplo. “É aqui que semeamos boas práticas e comportamentos. Quanto mais o tema é abordado, mais os alunos se familiarizam com as necessidades e as práticas que levam à atuação sustentável. Acima de tudo, participamos ativamente na formação de cidadãos, que têm como diferencial a noção da sua atuação de forma responsável com o meio ambiente, com a ética da profissão e com noções de cidadania”, afirma.

Fonte: OCP Online

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Pular para a barra de ferramentas