Notas de Economia – Jornal da 105 Notas de Economia – Jornal da 105
Presidente do BC aponta desafios para a retomada do crescimento O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, enumerou o que ele classificou de “desafios”... Notas de Economia – Jornal da 105

Presidente do BC aponta desafios para a retomada do crescimento

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, enumerou o que ele classificou de “desafios” para a retomada do crescimento da economia brasileira, que, em sua visão, vive a “mais severa recessão de sua história”.
Para ele, o mercado de trabalho permanece fraco, é urgente reconquistar a confiança de investidores e consumidores para fomentar o crescimento e o Brasil deve aprovar e implementar a agenda de reformas proposta pelo governo para reduzir as incertezas e reforçar os fundamentos.

Tesouro vê municípios em dificuldade e recomenda ajuste estrutural

Boletim divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional aponta que o “superávit primário”, a economia para pagar juros da dívida pública, dos maiores municípios do país recuou fortemente nos últimos anos, o que, na visão do Tesouro, confirma a “dificuldade que os entes subnacionais vivenciam”.
O Tesouro Nacional observou que, em 2012, os municípios registraram um superávit em suas contas da ordem de R$ 19 bilhões e acrescentou que, no ano passado, o esforço fiscal dos maiores municípios do país recuou fortemente, para R$ 3 bilhões.

Investimentos recuam pelo terceiro mês consecutivo, aponta Ipea

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), espécie de termômetro do nível dos investimentos no Brasil, recuou em setembro pelo terceiro mês consecutivo, apontando para a manutenção do cenário de recessão econômica no 3º trimestre.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o indicador apontou contração de 2% nos investimentos em setembro, em relação a agosto de 2016.

PIB da Região Norte deve ter o maior crescimento em 2017, diz estudo

A esperada retomada da economia brasileira no ano que vem será bastante desigual entre as regiões brasileiras, com o Norte mostrando expansão muito mais acelerada por conta de importantes investimentos locais e maior espaço para recuperação, mostra um estudo sobre cenários regionais da consultoria Tendências.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Norte deverá avançar 4% em 2017, segundo o levantamento. O Sul deverá crescer 1%.

Inflação da baixa renda ganha força, depois de cair em setembro

A inflação de baixa renda ganhou força de setembro para outubro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 que calcula a variação de preços para famílias que ganham de 1 a 2,5 salários mínimos, ficou em 0,18%, depois de cair 0,08% no mês anterior.
O indicador acumula alta de 5,95% no ano.

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas