Prefeitura de Jaraguá do Sul sugere construção de nova ponte em audiência pública Prefeitura de Jaraguá do Sul sugere construção de nova ponte em audiência pública
A Prefeitura de Jaraguá do Sul sugeriu a construção de uma nova ponte paralela à chamada “Ponte do Portal”, que liga os municípios de... Prefeitura de Jaraguá do Sul sugere construção de nova ponte em audiência pública

A Prefeitura de Jaraguá do Sul sugeriu a construção de uma nova ponte paralela à chamada “Ponte do Portal”, que liga os municípios de Guaramirim e Jaraguá do Sul sobre o rio Itapocuzinho, duplicando mais um trecho da BR-280. Essa posição foi defendida durante a audiência pública que aconteceu na noite de segunda-feira (12) na Escola Municipal Iaro Eugênio Hansch, no bairro Imigrantes, em Guaramirim, organizada pelo promotor público do Meio Ambiente, Alexandre Schmitt dos Santos.

Quer participar do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp? Clique aqui

A audiência foi promovida para resolver um impasse que se prolonga a partir da enchente de 2014, quando o represamento do rio Itapocuzinho, e a consequente elevação das águas até a altura da ponte do Zanotti, provocou inundação e atingiu as moradias do bairro Imigrantes. Com isso, uma das cabeceiras da ponte ficou comprometida pela erosão, causando mais assoreamento e limitando a travessia sobre a ponte existente a pedestres e ciclistas.

Amvali entrega projeto

A diretora da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Juliana Pereira Horongoso Demarchi, entregou projeto de 2016 que prevê o reforço das estruturas da ponte do Zanotti e a trafegabilidade para automóveis e motocicletas. Porém, o projeto não contempla o tráfego de caminhões e carretas.

“A gente defende que, pela mobilidade urbana, seja construída mais uma ponte, completa, ao lado da Ponte do Portal,para permitir o tráfego pesado”, justifica o diretor do Instituto Jourdan. O tema deve ser abordado durante a reunião mensal da Amvali, hoje presidida pelo prefeito Antídio Aleixo Lunelli.

Ainda segundo Luis Fernando Marcolla, após os municípios de Jaraguá do Sul e Guaramirim firmarem um acordo sobre o projeto a ser executado, o passo seguinte será buscar recursos para a restauração da ponte do Zanotti, ou para a construção de uma nova estrutura, ao lado da ponte do Portal.

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Pular para a barra de ferramentas