Com praias paradisíacas e um clima invejável, Santa Catarina ganhou um espaço especial entre os amantes de esportes aquáticos de todo o mundo, mas...

Com praias paradisíacas e um clima invejável, Santa Catarina ganhou um espaço especial entre os amantes de esportes aquáticos de todo o mundo, mas a paixão esportiva do povo catarinense vai além dos esportes aquáticos.

Os sonhos também são vividos fora da água

Atualmente, dezenas de atletas brasileiros ganharam o patrocínio de grandes marcas como a Red Bull, incluindo nomes como Arthur Fiu, Rafael Goberna e a nascida em Florianópolis, Yndiara Asp. Esta última atleta se destaca, pois, em um contexto tradicionalmente cheio de atletas de esportes aquáticos como o surfe, a Yndiara Asp conquistou triunfos internacionais através do skate, mostrando que os esportes em Santa Catarina também são vividos em terra. Além das praias e lagoas, os habitantes do grande estado de Santa Catarina continuam desfrutando de outros esportes que cresceram exponencialmente, como as artes marciais. Um dos principais promotores dentro da região, e o nascido em Caçador, Júnior ‘Cigano’ dos Santos, que se tornou campeão dos pesos pesados da UFC em 2011, e ajudou a impulsionar o interesse em esportes de combate na região. Atualmente, os lutadores brasileiros continuam a estar no topo do palco das artes marciais mistas, um dos mais marcantes para se consagrar pronto neste esporte é Thiago ‘Marreta’ Santos. Como mostra o site oficial do UFC, Jon Jones x Thiago Marreta lidera o UFC 239, evento que acontece no dia 6 de julho no T-Mobile Arena em Las Vegas, nos Estados Unidos. Embora o brasileiro venha como o Underdog para a luta, porque as casas de apostas esportivas como a Betway dão 22,2% de chances para ele no dia 12 de maio, Thiago Marreta não está nervoso com o grande duelo que tem pela frente do atual campeão da categoria média-pesada. Como mostrado no jornal Extra, Marreta se diz pronto para a luta pelo cinturão contra Jones, porque ele tem a capacidade para finalmente realizar seu sonho. Nesse contexto, Thiago Marreta é apontado como uma das promessas do esporte brasileiro, buscando se-integrar aos ídolos atuais das artes marciais mistas, como a campeã peso-palha da UFC, Jéssica ‘Bate-Estaca’ Andrade.

Santa Catarina e a promoção de esportes de contato

O governo do estado concentrou seus esforços na promoção de esportes aquáticos, como windsurf, kitesurf ou vela, porque esta região possui alguns dos melhores destinos aquáticos do Brasil e do mundo. No entanto, vários municípios do interior têm percebido o potencial dos esportes de contato e se dedicam a promovê-los, bem como à reabilitação de espaços para sua prática. Um dos municípios mais ativos nessa área é Schroeder, que recebeu a Copa Santa Catarina de Kickboxing, nas modalidades K-1 e Kick Light. Deve-se notar que este evento também funcionou como seletivo para a Copa do Brasil de Kick Boxing, e por isso, os melhores atletas da região se reuniram em tal evento. Já Jaraguá do Sul se destaca por ser a sede da Arena Jaraguá, que tem sido reconhecida em várias ocasiões, como um dos principais locais para a realização de grandes competições esportivas no mundo das artes marciais no sul do país. Um deles foi o Meeting interestadual de Judô, que reuniu mais de 470 atletas de 128 clubes do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesta ocasião, a delegação de atletas de catarinenses foi a que teve a maior representação, reunindo 142 judocas para competir neste grande evento. Devido ao grande sucesso que os eventos esportivos deste estilo tiveram na região, um longo período de reformas, reabilitação e limpeza começou neste complexo desportivo, que após 11 anos de atividade, procura recuperar o seu lugar como um dos principais locais esportivos da região. Para isso, a Arena Jaraguá recebeu um investimento de quase R$ 1,4 milhão, que inclui também a implantação de uma área de lazer e tem a abordagem de aproveitar o paisagismo em torno da Arena, que é considerada a carta postal da cidade.

Os esportes de contato em Santa Catarina estão passando por uma era de ouro, pois, convidam atletas de todo o estado para praticá-los, sem a necessidade de morar perto de corpos d’água, ou fazer grandes investimentos financeiros para ajudar a melhorar sua auto-estima e bem-estar.

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Pular para a barra de ferramentas